Sala de Tecnologias




Todas nossas atividades realizadas na Sala de Informática serão postadas no Facebook da escola.









Professores do 1º ao 5º ano trabalhando o Projeto Silabar na sala de informática, utilizando o recurso Internet com atividades no site http://noas.com.br/. Clique na imagem a seguir.

Em 28 de junho, a professora Ana Almeida esteve no laboratório de informática I com a turma do 5º ano A (matutino) para realizaram a atividade de pesquisa no site http://www.soportugues.com.br, abordando o eixo: análise e reflexão sobre a língua (adjetivos).


Neste ano de 2016, mês de junho, iniciamos nas salas de informática, as aulas com a Educação Infantil, momento de grande expectativa e encantamento dos alunos com as novas experiências no ambiente virtual de forma lúdica.
Confira na figura abaixo.


 ===================================



T E C N O L O G I A S   2015




Em 19 de junho a professora Vera esteve com os alunos do 2ºA na sala de tecnologia para desenvolver atividade através do site "escola games", aplicando a matemática ao cotidiano do aluno.

clik e confira o site



=====================================================================
Em 19 de junho a professora Kássia de geografia  esteve na sala de tecnologia com os alunos do 6ºano B. Nesta aula a professora utilizou o projetor proinfo para visualizar animação destacando os movimentos das placas tectônicas.




Em 18 de junho a professora Adriana esteve na sala de tecnologia com os alunos do pré I B. 
Nesta aula os alunos trabalharam atividades utilizando o software GCompris que auxiliam no desenvolvimentos da motricidade fina.






Em 18 de junho o professor de matemática Luis esteve na sala de tecnologia com os alunos do 9º A e 9ºB. Nesta aula os alunos desenvolveram atividades utilizando o aplicativo Editor de planilhas elaborando controle de estoque utilizado por empresas. 


clik e confira as fotos

Em 08 de junho, as professoras Adriana e Sônia do Pré I B e pré I C estiveram na sala de tecnologia para assistir os vídeos relacionados a alimentação saudável, que irá contribuir para no aprendizado dos conteúdos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula.  










confira o vídeo





Em 09 de junho as professoras Adriana e Sônia o Pré I B e pré I C  realizaram a sequência da aula com a degustação de alimentos saudáveis.








 ===========================================================

Em 08 de junho, foi o dia dos alunos do pré II A e pré II B da professora Rute vir à sala de tecnologia.Nesta aula os alunos utilizaram o software da  série educativa GCompris, para desenvolver habilidades de coordenação motora fina.







==================================
Em 01 de junho, os alunos do projeto Mais Educação estiveram na sala de tecnologia 2 acompanhados pelo professor Alxexandre para apresentação de vídeo,  "Como todas as estrelas do céu, todas crianças são especiais", que retrata a  inclusão social.





====================================
Em 01 de junho o professor de Língua Portuguesa, Hugo esteve na sala de tecnologia 1 com os alunos do 8ºA/B, 7ºC,9ºB, para desenvolver atividade em leitura , interpretação e compreensão de texto.






================================================================

Em 28 e 29 de maio, o professor de matemática Luis Carlos esteve na sala de tecnologia com os alunos do 9º A e 9º B para realização de aula utilizando o aplicativo editor de planilhas. 






======================================================================= A professora de Artes Clélia está desenvolvendo atividades do Folclore Brasileiro com os alunos do 7º anos através de vídeos.
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitas nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. O Folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares que ocorrem  pelos quatro cantos do pais.





======================================================================
Em 25 de maio, a professora Neuzenir esteve na sala tecnologia 1 com os alunos do 5ªA. Nesta aula os alunos trabalharam atividade de matemática, utilizando aplicativo "Escola Gayme"; para desenvolver matemática envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multipilicação e divisão).
Confiram!


























Nos dias 21 /22 de maio de 2015, o professor Hugo de Língua portuguesa esteve na sala de tecnologia para desenvolver atividade de leitura, interpretação e análise da língua, com os alunos com os alunos do 8ºano.

]


==================================

Em 20 de maio de 2015, a professora Ana Paula esteve na sala de tecnologia com os alunos do 1ºB vespertino. Nesta aula, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar as letras do alfabeto (vogais e consoantes) de maneira divertida utilizando o software Gcompris.






======================================================================

Com o objetivo de conhecer um pouco mais os horrores proporcionados por aquela que seria “A Guerra para acabar com todas as Guerras”, os alunos dos 7º 8ª  e 9º anos, orientados pelo professora Aline, construíram maquetes representando as trincheiras, características muito particulares da Guerra . Dessa maneira os estudantes puderam sentir um pouco o que os soldados presenciaram nesse primeiro grande conflito de ordem mundial. 

 











NA SEMANA  DE 04 à 08  de maio de 2015: a professora de história Aline esteve na sala de informática com os alunos dos 7º , 8º e 9º anos para pesquisa atividades a serem desenvolvidas em  sala de aula:
-  Maquete   - Paródia  -   Apresentação de slides




Em 05 de maio de 2015, a professora Vânia de Língua Estrangeira, esteve na sala tecnologia 1, para aula com alunos do 6ºano B. Os  alunos utilizaram os computadores/internet para pesquisa de frases e poemas para posterior confecção de cartões para os dias das mães. Em seguida os alunos voltaram para sala de aula para 2ª etapa dessa atividade. 
Confiram!









===================================

Em 04 de maio de 2015: A professora de Artes Angelita, esteve nas sala de informática 2.

Projeto Bullying - Ação do PDE. - turmas 4º A, 5ºA 5ºB e 6º B

Apresentação do filme "A  abóbora Mágica". que conta a história de um menino de 10 anos, que por apresentar dificuldade no aprendizado, preferia se entregar ao desânimo, desleixo com material escolar e até sua higiene pessoal.
Apresar de ter amigos na escola, ele era tachado como preguiçoso e burro, diminuindo ainda mais sua auto estima. 
Um dia encontrou uma abóbora mágica que realizou todos seus desejos, inclusive de conseguir realizar suas atividades escolares, porém foi descoberto pela diretora que recebia ajuda da abóbora mágica.



Movido pela vergonha o menino mudou suas atitudes, passou a realizar suas atividades escolares e animado descobriu seu grande potencial.










Na semana de 18 à 22 de maio a professora Fracilene retornou com as turmas dos 7º e 8ºanos para a segunda etapa.

Nestas aulas os alunos produziram slides e documentos de texto , destacando os seguintes temas:

- Gasoduto - Haiti - America Andina, America Platina, Cordilheira dos Andes, Narcotráfico na Colômbia
=====================================================================






Em 19 de maio a professora Francilene retornou à sala de tecnologia para continuar atividade proposta a partir da apresentação do vídeo: "Região Norte".
Nesta aula os alunos elaboraram apresentações utilizando o aplicativo impress para destacar a fauna e a flora da Região Norte.










Em 05  de maio de 2015. A professora de geografia Francilene esteve na sala com outras turmas: 7ºA ,/7ºB, 7ºD para aula expositiva com auxilio do projetor multimídia. . Nesta aula a professora apresentou documentário sobre a região Norte, destacando a fauna, flora, população . 


===================================

Em 04 de maio de 2015: A professora Francilene de geografia esteve na sala de informática 1 com alunos do , 8ºA/8ºB,8ºC para aula expositiva com auxilio do projetor linux. Nesta aula a professora apresentou o documentário sobre a construção do canal do Panamá. A mais bela obra de engenharia feita pelo Homem da era Contemporânea. canal do Panamá é um gigantesco sistema de eclusas responsável pela maior rota de navios do mundo. 

  




















=======================================================================






Em 04 de maio  a professora Eliana Marcon esteve na sala tecnologia com os alunos do 5ºA, para dar continuidade ao projeto Revitalização do Ambiente Escolar. Nesta aulqa foi apresentado vídeo com informações sobre\; germinação e o desenvolvimento de mudas e sementes.  Destacando a importância do cultivo de plantas em ambiente escolar.








========================================================================

Em 30 de abril a professora Aline da disciplina de história, esteve na sala tecnologia 1 com os alunos do 6ºA/7ºA matutino, 7ºC/7ºD vespertino, para aula expositiva com auxilio do projetor linux. Nesta aula foi apresentado sessões dos filmes: " Menino de pijama listrado", 

Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças. Este conteúdo está sendo trabalhado dentro dos componentes curriculares.




=================================

Em 30 de abril, a professora de geografia Francilene, realizou sessão pipoca com os alunos do 9º A. Com auxilio de data show, notebook e caixa de som amplificado,  houve a exibição do filme "filhos da Guerra", conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, relacionando a segunda guerra mundial.












=======================================================================

Em 28 de abril a professora de Educação fisica Mary esteve na sala de tecnologia com os alunos do pré I A,  onde trabalhou com seus alunos, na sala I de informática,  atividades de operação de adição e múltiplos de 2 e 3, utilizando o aplicativo G. Comprix Série Educacional, do Linux 5.0.








==============================================================================================================================================Em 23.04.15, foi o dia da turminha do Pŕe I C, juntamente com a professora Sônia Meire. Utilizando os jogos da série Educacional GCompris, que estimulam o desenvolvimento de coordenação  motora dos educando.  

Brincando a criança aprende de maneira descontraída ,divertida e ao mesmo tempo conhece os  os periféricos do computador.

profªSônia e alunos pré I C




GCompris



======================================================================================
======================================================================================
Em 16 e 17 de abril de 2015, o professor Luiz Carlos (matemática esteve  na sala tecnologia 1 com os alunos do 9ºA(matutino)  e 9ºB (vespertino), para continuar aula utilizando o aplicativo calc. 
Neste dia o professor realizou atividade avaliativa (zero a dez). A finalidade desta, foi avaliar o desenvolvimento dos alunos para utilização deste aplicativo 
Com auxilio do projetor multimídia foi projetado uma nota fiscal de compra. Os alunos teriam que realizar as planilhas com fórmulas para apresentar os cálculos dessa nota fiscal.
Confiram!
                   
                prof.Luiz  funções do teclado
demonstração das funções do teclado





Prof.Luiz Carlos(demonstração das ferramentas)
========================================================================
Em 26  e 27 de março de 2015 O professor Luiz Carlos (matemática) esteve na sala de tecnologia 1, com os alunos do 9ºA(matutino)  e 9ºB (vespertino)   para desenvolver atividades utilizando o editor de planilhas (calc). Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de  criar tabelas e planilhas, com a finalidade de formular notas fiscais dos modelo apresentadas pelo professor com auxilio  do recursos projetor multimídia.
Confiram as imagens.










projetor multimídia (nota fiscal)



==============================================================================================================================================Em  17 de abril a professora Tacyana esteve na sala de tecnologia com os alunos do 3ºB vespertivo, para apresentação de aula expositiva sobre: DENGUE, CHIKUNGUNYA E LESHIMANIOSE. Com auxilio do projetor proinfo-linus a professora apresentou em slides para melhor compreensão os conteúdos que estão estudando em sala de aula. SINTOMAS/FORMAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO.
mosquito Aedes Aegypti













=======================================================================

Na semana de 23 à 27 de março o Professor de Língua Portuguesa Hugo esteve na sala de tecnologia com alunos do 7º - 8º e 9º ano para realizar atividade de Leitura e interpretação de textos, verbos através do  software impress. 

Confiram!














  1. Atividade desenvolvida 
<iframe src="http://pt.slideshare.net/eloisafonseca9/slideshelf" width="615px" height="470px" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:none;" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen></iframe>






=======================================================================

Em 16 de março de 2015, com orientação da professora Claudia, os alunos do 2ºB matutino, realizaram atividade a partir do poema de Vinicius de Moraes "A CASA". nesta atividade os alunos trabalharam:

1ªETAPA: APRESENTAÇÃO DO VÍDEO "A CASA";
2ªETAPA: DISCUSSÃO DOS VOCABULÁRIOS APRESENTADOS NA LETRA DA MÚSICA
3ªETAPA: LEITURA
4ªETAPA: ATIVIDADE IMPRESSA (vocabulários, gêneros textuais, escrita)
CONFIRAM AS IMAGENS!














====================================================================== 

 Em 20 de março, os alunos do 5ºano C, utilizaram os computadores na sala de informática I, para atividade em  jogos da Série Educacional GCompris.

Nesta atividade os alunos trabalharam as quatro operações (soma,subtração,divisão e multiplicação) de maneira descontraída   de aprender matemática.

 

alunos 5ºano  C 

jogo de matemática

alunos 5ºC

Alunos brincando de aprender matemática

jogo de matemática


 

 

 

 

 

============================================

 =============================================

=============================================

TECNOLOGIAS 2014

Em 21/11 -No matutino, a professora Francilene (geografia), utilizou a TV Led 42' conectada ao notebook pessoal para mostrar informações sobre o processo de produção da cana de açúcar, o relevo dos municípios e as demais informações do DVD multimídia "Municípios Canavieiros" da Editora Horizonte, 2010. Este conteúdo está sendo trabalhado com os alunos dos 6ºs e 7ºs anos. Após estas informações os alunos complementarão com pesquisas na web sobre o tema.
19 de Novembro - A professora Ana Paula Coppi (1º ano B) utilizou os recursos tecnológicos notebook e TV LED para explorar em sua aula a história "Viviana a Rainha do Pijama" para seus alunos.



12 de Novembro - Essa semana desenvolvemos o trabalho dos jogos interativos Mistério dos Sonhos do Xmile Learning, com as turmas do 1º ano B professora Ana Paula Coppi e 3° ano B professora Silvia (vespertino).












30 de Outubro - A professora Jaqueline (Ciências), esteve na sala de informática I com os alunos do 6º ano D (vespertino), ensinando aos alunos a elaborar cruzadinhas referente aos conteúdos da disciplina no editor de planilhas Calc, sistema Linux 5.0.






23 de outubro  Registramos a presença da professora Maria Regina (1º C), na sala de informática II, que trabalhou o sistema alfabético de escrita por meio do editor de texto LibreOficce Writer do Linux 5.0. Confira as fotos.




22 de Outubro  A professora Tacyana (1º B) realizou atividades de formação de palavras e a relação número e quantidade através do site educativo NOAS, na sala de informática II.




O projeto GEAC com o tema Bullying está se desenvolvendo com o auxílio das tecnologias. Veja as ações que já foram realizadas. Clique aqui.

16 de Outubro: 4º ano A, desenvolvimento de atividades de raciocínio matemático, estratégia e habilidade de adição e multiplicação. 1ª atividade: feche a caixa; 2ª atividade arithmetic e 3ª: roleta da multiplicação.





Em 13 de Outubro, a Professora Alessandra (Arte), trouxe os alunos do 6º ano A e 9º ano A na sala de tecnologias I, para realizar trabalho de pesquisa sobre os instrumentos musicais, tema ao qual está desenvolvendo na sala de aula.


Em 13 de outubro - A professora Ruth (Pre II A) esteve na sala de informatica II , onde trabalhou o alfabeto com o auxilio do site educativo Smart Kids , com o jogo Alfabeto em flash.




Em 10 de outubro - A professora Janice (3ºA) realizou atividades de operação de adição, subtração e múltiplos com 1 e 2 dígitos através do jogo educativo Tux Math do Linux 5.0, na sala de informática II.




Em 02 de outubro -  A professora Eliana (Ciências) trabalhou o tema acidentes domésticos através da exibição do vídeo "O Pato Donald" - Walt Disney, com a turminha do 1°C, matutino.

Em 02 de outubro - O professor Hugo (Língua Portuguesa) esteve na sala de informática I, com os alunos do 9º ano B (vespertino), que acessaram o site noas, com o objetivo de desenvolver jogos de aprendizagem relativos aos conteúdos da disciplina.



01/10/2014 - Registramos a presença da professora Tacyana (1B) na sala de informática II, que realizou atividades de reconhecimento das letras do alfabeto, com o auxilio do site educativo Ariê e os patinhos .





30/09/2014 - A professora Claudia (1C) realizou atividades de matemática, a relação imagem e quantidade correspondente, através do aplicativo G. Compris do Linux 5.0, na sala de informática II.





30/09/2014 - Professora Francilene, com os alunos dos 9ºA e 8ºA (matutino), utilizou a sala de tecnologias para desenvolver um trabalho de pesquisa e, ao mesmo tempo, orientá-los quanto a melhor utilização do editor de textos Writter do Linux para produção dos trabalhos solicitados por ela. Nesta aula também ela mostrou a importância de colocar as referências na pesquisa como forma de valorizar e respeitar a fonte da pesquisa. Também foi possível mostrar como utilizar o e-mail para mandar os arquivos que os mesmos foram criando com os temas propostos.


Em 29 de setembro - A professora Aline (História) esteve na sala de informática I com a turma do 7º C (vespertino), para realizar pesquisas dos conteúdos propostos, bem como economia canavieira, escravidão no Brasil, ciclo do açúcar e do ouro e a sociedade Brasil Colonia.


29/09/2014 - Alunos do 9º e 8º ano (matutino) foram orientados no trabalho de pesquisa com a Profª Aline (história) referentes aos temas trabalhados em sala de aula.
 26/09/2014 - A professora Elaine (3A), na sala de informática 2, trabalhou operação de adição, subtração e múltiplos com 1 e 2 dígitos, com auxílio do jogo educacional de matemática, do aplicativo Tux Math do Linux 5.0.



25/09/2014 - A professora Eliana (Ciências) esteve na sala de informática 2, com a turminha 1C, e com o recurso do data show, exibiu a Turminha Querubim com a história Amigo perfeito, abordando temas como higiene pessoal, coleta seletiva e a amizade.




25/09/2014 e 26/09/2014 -  Professores do 6º ano ao 9º ano do período vespertino utilizando recursos tecnológicos em sala de aula para apresentação de vídeos:

Professora Aline (História) - TV LED, DVD.  Filme "300", aborda a imagem da liberdade dos gregos antigos, batalha Esparta x Persas 480 aC.
 Professora Ana Paula Matura (Inglês) - TV LED, DVD. Filme "Malévola", abordando a Fantasia e o Amor.
Professor Luis (Matemática) - TV LED, notebook. Filme "Uma galinha numa selva", abordando o amor fraterno e a superação.
 Em 25 de Setembro A professora Francilene (Geografia) esteve na sala de informática I trabalhando os temas propostos: canal do Panamá e Ebola, com os alunos do 8º ano B e 9º ano B(vespertino), através de pesquisas e produção de trabalhos utilizando o Writer do Linux
No dia 25 de Setembro, o 7º ano A (matutino), esteve na sala de tecnologias para desenvolver a aula proposta pelo profº Hugo. Foram orientados nas atividades de poemas do site "Escrevendo o futuro".

Em 24 de Setembro - A professora Clélia (Arte) esteve na sala de informática I com os alunos do 9º B (vespertino) trabalhando o conteúdo Arte Moderna Brasileira, através da rede social, na construção de uma conta no facebook com os dados, fotos e obras do primeiro artista moderno brasileiro.




24/09 - Professor Hugo desenvolveu com os alunos do 8º A (matutino) o jogo multimídia do site escrevendo o futuro.




23/09 - Professora Aline (história), esteve com os alunos dos 7ºs anos A e B (matutino), para exercitar a prática de pesquisa orientada na web sobre os conceitos trabalhados em sala.


No dia 22/09, os alunos do 7º ano B (matutino), estiveram na sala 1 com o professor Hugo (Língua Portuguesa) para realizar a atividade de Crônica e Poesia. Para enriquecer os conceitos desse gêneros literários, o professor utilizou os jogos do site "escrevendo o futuro" 

Em 18/09, os alunos do 4º A (professora Silvia), realizaram a atividade de matemática bem interessante que envolve adição, subtração e estratégia de jogo. Eles competiam entre eles com o jogo "Feche a caixa" (clique aqui e veja).



No dia 12 se Setembro, a professora Neuzenir (5º A) trouxe os alunos para realizar atividade de regras do plural, utilizando o jogo educativo "plural da revista escola".

Em 11 se Setembro, a professora Eliana Marcon esteve com os alunos do 3º A (matutino) para realizar atividade educativa sobre frutas. Para isso ela propôs para os alunos o jogo das Frutas da escola games. Nessa atividade eles tinham que montar as partes das frutas e depois ler a característica nutricional da mesma.

Em 04 de Setembro, a professora Silvia esteve na sala de tecnologias 1 com os alunos do 4º ano A (matutino) para atividade de reconhecimento de escrita com o jogo Manda Letras.
 Em 03 de Setembro, a professora Débora (Educação Física) utilizou a sala 1 com os alunos dos 6º ano A (matutino) para pesquisa sobre a Ginástica Artística.

No dia 29 de agosto,  a professora Alessandra utilizou o datashow proinfo enriquecer sua aula de arte nas turmas dos 7ºanos A e B (matutino) e através do recurso visual, melhorar o entendimento dos alunos nos conceitos apresentados:
 Em 27 de Agosto - Professora Eliana Marcon, com as turmas do 4º A e 5º A, utilizou o notebook com datasow e caixa de som para que os alunos assistissem aosvídeos que tratam do tema meio ambiente e suas implicações na vida das pessoas. Os vídeos mostram de maneira muito clara e objetiva sobre como devemos mudar atitudes para que não soframos s consequências desse descuido.
 
Em 22 de agosto - A turminha do 3º A trabalhou, na sala de informática I, de forma lúdica e prazerosa, a produção textual, a partir da composição do cenário no qual iria se desenvolver a história, através do site Histórias fantásticas, com a professora Elaine.
No dia 21 agosto, o 4º ano A da professora Silvia, esteve na sala de tecnologias para que os alunos realizassem atividade de escrita através do desafio "Manda Letras". Além de ser uma divertida  forma de treinar a escrita correta das palavras, os mesmos se empenham em raciocinar rapidamente e marcar mais pontos.
http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/manda-letra
Em 19 de agosto - Registramos a presença da professora Claudia que, complementando seu conteúdo em sala de aula, realizou atividades de operação de adição e formação de palavras, com a turminha do 1º C,  utilizando o recurso do G. Compris do Sistema Linux 5.0, na sala de informática II.
15/08 - A professora Edvânia (Ciências) fez uso dos recursos tecnológicos na sala de informática I com a turma do 5º B, abordando o tema Captação e tratamento da água.
Em 12 de Agosto - A professora Débora (Ed. Física) trabalhou habilidades relacionadas ao desporto futebol, utilizando o site educativo Discovery kids, com os alunos do 2º A, na sala de informática II.
Em 12 de Agosto - O professor Luiz (matemática) apresentou o conteúdo sobre Estatística, com a turma do 9º B. Os alunos anteriormente fizeram um trabalho de pesquisa de coleta de dados sobre peso e altura das turmas do 3º B e 4º B. Na sala de informática I, esses dados foram tabulados, utilizando o Calc (editor de planilhas) no Linux 5.0.
Em 11 de agosto - A professora Fátima (Arte), realizou a releitura das bandeirinhas, do renomado artista Volpi, com os alunos da turma 2º A, na sala de informática II.
Em 07 de agosto - A professora Maria Regina (1ºA) desenvolveu atividades, com seus alunos, relacionadas ao folclore brasileiro, na sala de informática II, através do site Turma da Mônica .
 
Em 04 de agosto, os alunos dos 7ºs anos A e B (matutino), estiveram na sala 1 onde pesquisaram e produziram textos sobre a região do pantanal destacando a diversidade de espécies de peixes para a aula de Geografia da Profª Francilene.
No dia 01 de Agosto, a professora Vilma Garai esteve com o 8º ano A (matutino) na sala 1, orientando o trabalho de pesquisa sobre poemas de Manoel de Barros.
Em 01 de  agosto - Na sala II de informática, a professora Ruth (Pré II A) realizou atividades como a formação do nome próprio e em seguida pintura, utilizando o site educativo Cercifaf Magnetes e Cercifaf Colorindo.
Em 01 de agosto - A professora Elaine (3ºA) trabalhou com seus alunos, na sala II de informática,  atividades de operação de adição e múltiplos de 2 e 3, utilizando o aplicativo G. Comprix Série Educacional, do Linux 5.0.

Em 29 de Julho na sala 1, a professora Vilma Garai com os alunos dos 6ºs anos (matutino), propôs atividades de pesquisa com temas da língua portuguesa.
 Em 03 de julho -  A professora Maria Regina (1ºA) proporcionou a seus alunos uma aula divertida e saborosa, onde os pequenos puderam, aprender de maneira lúdica,complementando o seu conteúdo em sala de aula, assistir a um musical sobre alimentação saudável e em seguida degustaram uma deliciosa e nutritiva salada de frutas.
Tecnologias auxiliando na execução de Projetos de Arte A professora Alessandra (Arte) vem  utilizando, com os alunos dos 6º ao 9º anos da nossa escola, recursos como celulares e tablet para pesquisa na internet e as redes sociais sobre o tema Meio ambiente, para execução do Projeto DEAC- Divisão de Esporte, Arte e Cultura/ Semed, modalidade – Pintura/ grafite, Bem como vídeo para apresentar orientações sobre o assunto - "o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento do Projeto"- segundo a Arte-educadora.
Em 02 de Julho - A professora Fátima (Artes) esteve na sala de tecnologia II, com os alunos do 6º ano D (vespertino), desenvolvendo o conteúdo arte egípcia e grega através da pesquisa e o recurso Tux Paint, do Linux.
Em 24 de junho - Complementando seu conteúdo em sala de aula, a professora Claudia (1º C) trabalhou com seus alunos Matemática, a relação imagem, numeral e quantidade através do site educativo CERCIFAF, no laboratório de informática II.
. Em 10 de Junho - Professora Aline (História) utilizou a sala de Tecnologias 1, com os alunos dos 7ºs anos "A" e "B", onde usou o datashow Proinfo e caixa de som, para apresentar o Filme "A Menina Que Roubava Livros" que retrata o período da Segunda Guerra Mundial, tema ao qual está trabalhando com esses alunos.
 Dia 09/06/2014  - Complementando o conteúdo desenvolvido em sala de aula, a professora Carol, Ciências, trabalhou animais domésticos e silvestres com os alunos do 1º B, utilizando o aplicativo G. Comprix- Linux, na sala de informática.
Dia 27 de Maio - Registramos a presença da professora Janice, na sala de informática, com os alunos Pre I A para desenvolverem a coordenação motora, utilizando o recurso G.Comprix do Linux, como também da professora Claudia com os alunos 1º A, ambos do período matutino,para trabalharem a formação silábica através do site educacional, Smart Kids, JOGO DAS SÍLABAS.
Dia 26 de Maio - A professora Débora, Educação Física,com a turma do 5ºA (matutino),utilizou a Internet para pesquisa do mascote da Copa do Mundo e o associou ao desenho da bandeira do Brasil realizado pelos alunos, através do aplicativo Tux Paint do Linux.
 Em 23 de Maio - A professora Márcia Caramalac trabalhou o conteúdo de Geografia com a turma do 2º C (vespertino), na sala de tecnologia I, primeiramente com um vídeo Turma do Amiguinho, e em seguida, no Tux Paint.
Em 21 de Maio, a Professora Tacyana com o 1º B (Matutino), esteve na Sala de Tecnologias 1, para que alunos acessarem o jogo interativo "Mistério dos Sonhos" do projeto Lemann. Esse é mais um dos projetos em que a escola está envolvida, onde os alunos dos anos iniciais tem a oportunidade de aprender brincando com os personagens de uma aventura criada para eles.
 Dia 22 de Maio - A professora Jaqueline (Ciências)  esteve na sala de tecnologia I com os alunos do 6º C (vespertino) para desenvolver o conteúdo composição do ar. Os alunos acessaram o site profjaque   e se cadastraram para ter acesso ao conteúdo abordado, esta aula teve interação no laboratório de Ciências com a professora Taty.
Em 20/05/2014 - Professora Francilene (Geografia) fez uso do projetor (datashow) para finalizar o conteúdo Geografia Regional com os alunos do 7º C (vespertino).
 A professora Jaqueline (Ciências) esteve na sala de tecnologia II, para desenvolver o conteúdo Ar, saúde e meio ambiente, com a turma do 6º ano D, período vespertino.
 Dia 20 de maio- A professora Fátima (Arte) trabalhou, na sala de tecnologia, com os alunos 2º A matutino, desenho livre, utilizando a técnica com pontos através do aplicativo Tux Paint do sistema Educacional Linux.
No dia 09 de Maio, a professora Francilene (Geografia) esteve na Sala de Tecnologias 1, com os alunos dos 6ºs anos "A" e "B" (matutino), para complementar os conhecimentos sobre o relevo brasileiro. Eles puderam visualizar imagens do relevo de uma forma bem dinâmica através do site tics na educação com uma atividade que de uma viso panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, acesse aqui. Além da aprendizagem eles curtiram bastante navegar pelas imagens, vejam:
 Dia 07 de maio - O professor Hugo (Língua Portuguesa), esteve na sala de tecnologia I com os alunos do 7º C para pesquisa de poemas do poeta brasileiro Manoel de Barros.
 
Em 6/05/14 - Professora Taty (Ciências) utilizou o datashow Proinfo acoplado à caixa de som, para mostrar aos alunos do 6º A (Matutino) vídeos e slides sobre o meio ambiente com ênfase ao tema  poluição do ar.
Em 6 de Maio de 2014, os alunos do 6º B (Matutino), foram trazidos à sala de tecnologias 1 pela Professora Vilma (Língua Portuguesa), para desenvolverem as atividades propostas sobre os gêneros literários, utilizando o conteúdo multimídia do site Escrevendo o Futuro. Com o jogo da poesias eles tiveram uma aula desafiadora, divertida e de muita aprendizagem.
No dia 6 de Maio de 2014, a professora Aline (História) fez uso do datashow e da caixa de som amplificada, para mostrar vídeos, imagens, bem como de slides com textos sobre o Renascimento e Reforma Protestante, tema que está desenvolvendo com a turma do 7º A matutino.

06/05/14 - Professora Fátima Augusta (Arte), utilizou o datashow com seu notebook pessoal na sala do 1º A (matutino), para mostrar slides e imagens de figuras contendo o ¨ponto¨, conteúdo o qual vem desenvolvendo com as turmas dos anos iniciais.
Em 29 de Abril de 2014 - A professora Débora (Educação Física) fez uso do projetor Proinfo para mostrar aos alunos do 1º A e do 2º A o vídeo animado do "Dr Esporte". O vídeo traz informações úteis para a aprendizagem dos alunos nos aspectos relacionados à saúde, higiene e a prática de esportes. O vídeo projetado faz com que os alunos compreendam melhor a mensagem direcionada.
Em 22 de Abril de 2014 a Profª Francilene (Geografia) utilizou a sala de tecnologias com os alunos do 9º A (matutino), para pesquisa sobre o tema crescimento populacional; assim como o 8º A para pesquisa sobre aspectos históricos da América Anglo-saxônica. Os alunos acessaram a rede interna para responder aos questionamentos propostos para orientar a pesquisa na web.
Em 22 de Abril de 2014, a Professora Fátima Augusta (Arte) utilizou o datashow na sala de aula com o 1º ano A e  2º A (matutino), onde aproveitando a data comemorativa do Dia do Índio, mostrou slides com as pinturas faciais utilizadas pelas diversas tribos indígenas.
Em 15 de abril de 2014, as tecnologias foram aplicadas nas seguintes aulas:
História - Professora Aline utilizou  A TV, DVD e caixa amplificada para exibição do filme "Caça às Bruxas", que retrata um período da história, abordando os temas:  As Cruzadas; A peste negra; A reforma protestante; e o Renascimento científico.
 Pré - Escola - A professora Rute esteve na sala de tecnologia II com os alunos do pré II B para se apropriarem das letras, digitando o nome, utilizando de recurso o aplicativo Tux Paint do sistema Linux.
 Língua portuguesa - A Professora Vilma Garai (L. Portuguesa), abordando o tema da Páscoa, utilizou o datashow com os alunos dos 6ºs anos A e B (matutino), para mostrar vídeos sobre o assunto com diferentes contextos , ou seja, o viés comercial e outro religioso.
Dia 25/03 - No período vespertino, esteve na sala de tecnologia com a turma 9º B, o professor Luiz (Matemática), abordando o conteúdo analise combinatória, no site Brasil Escola.
   
                                                 
 Dia 25/03 - Professora Fátima Augusta (Arte), desenvolveu trabalho no 1º A com o uso de datashow e slides como complemento ao tema trabalhado. Eles puderam visualizar com melhor entendimento as obras do artista Aldemir Martins. Depois eles puderam representar na prática o que aprenderam.

SALA DE TECNOLOGIAS 2013

2º Semestre

Finalizamos as postagens deste semestre com as apresentações dos trabalhos dos alunos da Professora Aline de Ciências, em que produziram slides sobre o tema "DST's". As aulas aconteceram nos meses de outubro e novembro de 2013. Parabéns a todos os alunos que veem a tecnologia como aliada na busca do conhecimento e aos professores que planejam suas aulas utilizando as tecnologias, seja na pesquisa, apresentação ou no envolvimento dos alunos na produção dos trabalhos.
28/11/2013 - Professora Aline (Historia) utilizou o datashow e computador pessoal para continuação das apresentações que os alunos do 9º ano (matutino) produziram sobre os conteúdos trabalhados no 4º bimestre.
Dia 28/11/2013 - Professor Raul Espanhol utilizou a Sala 1 (Windows) para atividades de pesquisa com os alunos.
Dia 27/11/2013 - Professores do 6º ao 9º ano utilizando recursos tecnologicos em sala de aula para apresentação de trabalhos e vídeos:
Professor Marduqueu (matematica)- TV, DVD e caixa de som amplificada.
Professora Francilene (Geografia) - datashow, notebook pessoal e caixa de som. Filme "Desafiando Gigantes" - conteudo motivacional e socializaçao.
Professora Aline (Ciencias) - Projetor Proinfo, notebook pessoal e caixa de som. Conteúdo: Filme "Rio".  Belezas naturais do Rio de Janeiro, socialização.
 Em 26/11/2013 - Para o conteúdo de História das últimas semanas de aula, a professora Aline utilizou o sistema multimídia para mostrar o Filme "Gladiador"nas turmas do 6º e 7º ano. Para possibilitar a exibição completa do filme ela teve a cooperação da Professora Aline (Ciências).
Em 26/11/2013 - Professora Francilene utilizou os recursos multimídia (datashow, caixa de som, notebook para mostrar o filme "O Dia Depois de Amanhã" que aborda o tema aquecimento global.
21/11/2013- Professor Marduqueu (matemática) utilizou os recursos multimídia (datashow, caixa de som e notebook) para mostrar vídeos relacionados aos temas trabalhados durante o bimestre.
21/11/2013 - Professora Aline utilizando datashow da escola, computador pessoal e caixa de som, para os alunos apresentarem suas produções sobre os conteúdos de História (períodos presidenciais de Vargas a Dilma). Eles mostraram muita criatividade nos trabalhos apresentados.
19/11/2013 - O 5º A com a Professora Neuzenir, esteve na sala Linux para desenvolver conteúdos de Língua Portuguesa através do site LUDOTECH. que possibilita trabalhar leitura, interpretação e outras habilidades que envolvem a nossa língua.
Em 14/11/2013 - Os alunos do Pre 2D (vespertino), na aula de Educação Física com o Professor Léo, esteve na sala de tecnologia Linux, para desenvolver atividades que estimulam as habilidades de coordenação óculo-manual, raciocínio, criatividade, concentração e outras possibilidades que os jogos educativos podem oferecer. Foi utilizado o site Cercifaf com atividades de Quebra cabeças, Sete erros, pintura e outros . Segue o registro:
Em 14/11/13 - A professora Vera (2º B), utilizou a lousa digital com sua turma explorando com maior dinamismo as imagens e outros recursos que a losa digital oferece. Eles puderam aprender melhor sobre os conteúdos que estão vivenciando e complementaram os conhecimentos das historinhas que foram trabalhados nas ultimas semanas de forma bem interativa.
Em 14/11/2013 - Em 14/11/13 - Tendo em vista as avaliações externas que ocorrem neste mês de Novembro, a Professora Carol (3º ano B) fez uso do datashow para fazer uma revisão das provas anteriores com o objetivo de prepara-los para as avaliações que se seguiriam:
Na Educação Infantil os vídeos ajudam no entendimento de alguns conceitos que para eles precisam ter um aspecto visual interessante. A Professora Gabrielle  (Ciências) utiliza a TV com DVD para esses momentos de aprendizagem e socialização na pré escola.
Professor Marduqueu (matemática) neste mês de Outubro tem feito uso constante dos recursos tecnológicos em suas aulas. O datashow com vídeos e animações tem proporcionado uma melhor compreensão dos conteúdos.
O 4º ano A - professora Silvia, esteve na sala de tecnologias Linux, no dia 31 de outubro, para mais uma aula utilizando recurso da internet com a atividade de matemática "feche a caixa".
No mês de Outubro a Professora Aline (Ciências), fez bastante uso dos projetores (datashow) para mostrar imagens e slides sobre os temas tratados. Nas suas aulas isso tem feito a diferença para os alunos entenderem melhor os conteúdos pelo aspecto visual que essa tecnologia proporciona.
31/10/2013 - Professora Carol (3º B), utilizou a sala Linux para mais uma aula com o Reforço Digital de matemática, durante a aula ela faz intervenções para auxilia-los na resolução das atividades. O ambiente virtual desperta muito interesse nos alunos.
Em 31/10/2013 - Professor Raul (Espanhol) em mais uma de suas aulas com vídeos em espanhol onde a tecnologia está presente desde o download do vídeo na internet até sua apresentação para os alunos com datashow e caixas de som amplificada. 
Em 02/10/2013 - Professora Aline (Ciências), utilizou na sala de aula o datashow com seu notebook para mostrar slides com imagens e textos dos animais anfíbios e outros.
Em 02/10/2013 - A professora Débora (educação física), utilizou a sala 2 (Linux), para desenvolver com os alunos do 1º ano A, atividades de coordenação motora com o aplicativo Gcompris, da série educacional disponível no próprio sistema Linux.
02/10/2013 - Professor Raul (espanho) utilizou na sua aula caixa de som amplificada para os alunos ouvir músicas, diálogos e outras formas de áudio, objetivando enriquecer o entendimento pelos alunos da pronúncia correta das palavras em espanhol.
Em 26/09/2013 - Professor Marduqueu (matemática) utilizou o datashow com seu notebook pessoal para mostrar aos alunos o filme Matemática do Amor (Clique e veja). Uma história de superação que com auxílio da matemática, transformou a vda de uma pessoa. Muitos problemas retratados no filme se assemelham com as que os alunos esstão vivenciando, por isso o filme tem um impacto positivo na vida deles, tanto na aprendizagem de matemática quanto nas outras disciplinas. 
Em 25/09/2013 - Professora Aline (Ciências) - fez uso do datashow e seu notebook pessoal para otimizar a aprendizagem dos conteúdos que está trabalhando. Ela mostrou slides com imagens e curiosidades dos seres vertebrados e invertebrados. 
Dia 25/09/2013 - Professora Carol - 3º ano B - utilizou a TV com DVD para os alunos assistir filme para depois utilizar o tema tratado e fazer produções de leitura e escrita.
No dia 24/09/2013 - Os professores Raul (espanhol) e Marduqueu (matemática), mais uma vez se valeram das tecnologias para dar segmento aos ensaios das alunas que irão representar a escola no Festival Estudantil da Canção. Utilizando caixas de som, microfone, notebook eles tornam os ensaios mais produtivos. Apesar de ser da área de matemática, o professor Marduqueu com seus conhecimentos de música tem auxiliado bastante as alunas e o professor Raul faz as intervenções na pronúncia das meninas que vão cantar a música em Espanhol. Essa parceria interdisciplinar é muito importante no ambiente escolar.
Em 24/09/2013 - professor Elton (Língua Portuguesa) esteve com os alunos do 9º ano, para dar continuidade às produções de vídeos com movie maker, que os alunos estão desenvolvendo sobre os temas escolhidos por eles.

Em 20/09/2013 - A turma do Pré 2B esteve com a professora Gláucia na sala de tecnologias 2, que propôs atividades de contagem com recursos de jogos educativos da web. Eles reforçaram os procedimentos realizados em sala da memorização e conceituação de quantidade e reconhecimento dos números. Os jogos utilizados foram: Cercifaf - contar e escola games Eu sei contar . Segue imagens da aula.
Em 16/09/2013 - Professor Hugo, esteve com os alunos do 8ºA e 9º A, na sala de tecnologias 1 (windows), para desenvolver atividades de Inglês, utilizando para isso os recursos do site Escola Games (Clique Ativ. 1 - Ativ. 2 - Ativ. 3) e atividades de Língua Portuguesa com o site Educar Para Crescer, trabalhando regras de acentuação (clique).  
Dia 12/09/2013 - Professora Rosemeire - Pré 1A - utilizou o datashow, com seu notebook pessoal em sala de aula, para mostar slides com a história da Galinha Ruiva e, após ver e ouvir a história, eles representaram através de desenhos e pintura em papel. A aula foi acompanhada e registrada pela Chefe da Ditec (Divisão de Tecnologias da Semed) Denise Arakaki, com a finalidade de obter subsídios para seu projeto de mestrado sobre tecnologias na Educação Infantil.
  Em 12/09/2013 - O 3º ano A (matutino), esteve na sala windows para desenvolver atividades utilizando recurso da internet proposta pela coordenadora Lia. Eles acessaram o site Ariê na escola (clique e conheça) e puderam desenvolver habilidades de leitura e escrita, matemática (adição e subtração). A aula teve o apoio do monitor de alunos Lucas e da coordenadora Luciene Nantes.
12/09/2013 - O Mais Educação com o Professor Wilson, utilizou a sala de tecnologias 2(Linux) para reforço dos conteúdos de matemática.
09/09/2013 - Professora Alessandra utilizou o projetor multimídia proinfo, para a turma do 6º ano ver os slides sobre arte regional. A aula tratava-se de uma revisão para as provas bimestrais e possibilitou aos alunos uma melhor fixação dos conteúdos trabalhados em sala.
09/09/2013 - Mais Educação na Sala Windows, para utilização da internet no reforço dos conteúdos de matemática propostos pelo Professor Wilson. Foram acompanhados pelo professor Valmir.
06/09/2013 - Professora Gabriele - utilizou o datashow com DVD e caixa de som amplificada para os alunos assistirem ao filme "Ponte para Terabitia", objetivando trabalhar com eles aspectos positivos de amizade, compaheirismo e outros conceitos.
06/09/2013 - Pré 2A (matutino) - A professora Rute esteve com seus alunos na sala 2(Linux) e trabalhou com recurso da web as habilidades de contagem e reconhecimento dos números, através da atividade "Eu sei contar" . Após todos praticarem ela propôs a atividade  "Alfabeto do sabão" para reforçar o reconhecimento das letras do alfabeto. Ainda neste dia eles utilizaram o aplicativo Gcompris, da série educacional do menu Edubar (Linux educacional3) com a atividade de ligar os pontos para formar figuras.  Esta aula foi observada pela Chefe da Divisão de Tecnologias (Ditec), Denise Arakaki, para coleta de dados tendo em vista seu projeto de mestrado sobre tecnologia voltado para a educação infantil.
======================================================================= 05/09/2013 - 2º A (matutino) com a Professora Vera Paim, utilizou a sala de tecnologias 2, para desenvolver habilidades de escrita através da internet com a atividade Losa Legal. Eles escolhiam a figura do banco de imagens e escreviam os nomes para que a Professora verificasse e fizesse as intervenções.
05/09/2013 - Professora Silvia (4º A), esteve com seus alunos na sala Linux para realizar atividade de matemática através do jogo "Feche a caixa", disponível no site revista escola. Através da competição entre eles para ver quem perde menos pontos, melhoram a habilidade de adição e subtração. 
05/09/2013 - 3º A (matutino) A professora Carol utilizou o datashow em sala, com seu notebook pessoal, para os alunos assistirem ao filme "Ponte Para Terabitia". A atividade terá continuidade em sala de aula com exercícios relacionados aos fragmentos do filme.
Em 05/09/2013 - Professor Rui (Espanhol) com o alunos do  7º B (matutino), na sala de Tecnologias 1 (Windows) para que os alunos fizessem interpretação de textos com o uso do google tradutor. Os textos utilizados tratavam de  temas relativos aos países hispânicos. Juntamente com eles, o Professor Wilson esteve com um grupo de alunos do Mais Educação, para desenvolver atividades de matemática através do jogo Tabuada do Dino e outros.
======================================================================= Em 04/09/2013 - 3º B (matutino), da Professora Carol, esteve na sala Linux, onde os alunos realizaram a atividade de Língua portuguesa - separação de sílabas. A turma utilizou o recurso do site escolagames, em que aparecem diversas palavras para serem separadas corretamente. Ao realizar a atividade, vão ganhando estrelas e, completada a missão, tem um jogo divertido para brincar com as sílabas. Eles competiam para ver quem realizava o jogo no menor tempo possível. Foi bacana ver a empolgação deles ao realizar a atividade para depois jogar. 
04/09/2013 - O 1º A (matutino), da professora Maria Regina, utilizou a sala Linux para realizar atividade de escrita através do site Cercifaf. O recurso utilizado permite escrever num tecladinho virtual (clique e veja), onde eles arrastam as letras para formar a palavra. As palavras propostas pela professora foi contextualizada com o projeto desenvolvido em sala, então ela pedia que escrevesse os animais que fazem parte da história "Viviana, Rainha do Pijama"que está sendo trabalhada em sala.
=======================================================================
Em 03/09/2013 - Foi um dia bem movimentado com as tecnologias. Tivemos aula na sala 2 (linux) com o 5º A, professora Neuzenir, trabalhando matemática de uma maneira bem divertida para os alunos. Conheceram o jogo "feche a caixa", do site revista escola. Aprenderam estratégias matemáticas através da competição proposta pelo jogo, utilizando operações de adição e subtração.
03/09/2013 - A professora Alessandra (Arte) utilizou o datashow Proinfo, com caixas de som, para os alunos do 9º A (matutino) mostrarem suas criações a partir dos conceitos de artes visuais trabalhados em sala. Cada um pode escolher qual o tipo de arte visual (vídeo, imagens em slides, montagens diversas) e foi trabalhado o tema Bullying nas produções.
=======================================================================
Em 03/09/2013 - O professor Elton (Língua Portuguesa) levou os alunos do 8º B (matutino) para pesquisa sobre o poema "Bichos" de Manuel Bandeira. Após interpretar o poema os alunos criaram slides sobre o tema retratado no mesmo. A aula terá continuidade na próxima semana.
03/09/2013 - Professora Rosemeire - Pré 1A (matutino), levou seus alunos na sala Linux para desenvolver atividades de coordenação motora com uso do mouse, utilizando aplicativo da Série Educacional (Gcompris), disponível no menu Edubar dos computadores com Linux Educacional3.
=======================================================================
30/08/2013 - Pré 2B (matutino), professora Gláucia, utilizou a sala de tecnologias 2 (linux) para desenvolver atividades com formas geométricas para sua turma. O recurso utilizado foi o site Cercifaf. Depois de formar os desenhos sugeridos eles puderam escolher outros jogos do mesmo site e se aplicaram bastante na atividade.
30/08/2013 - O Pré 2A (matutino), da professora Rute, esteve na sala linux para uma aula de criatividade e concentração. Ela propôs trabalho dos alunos utilizando o TuxPaint, aplicativo da série educacional, disponível no menu Edubar dos computadores com Linux Educacional 3. Eles curtiram bastante e ficaram empolgados com as possibilidades do aplicativo. Segue imagens da aula:
======================================================================= Dia 29/08/2013 - Professora Vera (2º A - matutino) - Utilizou a Sala Linux com a atividade de matemática - Clique Tabuada do Dino. Foi muito bacana perceber como eles se envolviam com a atividade e puderam aprender bastante. Vejam:

Contando com os dedinhos
Em 29/08/2013 - Professor Wilson (Piu), juntamente com a professora Danila, trabalharam com os alunos do Mais Educação na sala! (Windows). Eles executaram mais uma etapa do Reforço Digital. Segue imagens.
=======================================================================  Dia 28/08/2013 - O 1º ano A, com a professora Maria Regina, esteve na sala Linux para desenvolver atividades de Língua portuguesa através da internet, com a atividade "Fábrica de Palavras da Escola Games". Eles tinham que completar a palavra com a letra correta. Foi uma atividade bem interessante e prazerosa para eles.
Depois eles puderam se divertir com o QUEBRA CABEÇAS disponível no mesmo site. Vejam um pouco desta aula:
Em 28/08/2013 - Professora Débora (ed. Física), utilizou o datashow com seu notebook pessoal, para mostrar vídeo das "Aventuras do Pingu", para a turma do 1º ano A - matutino.
Em 28/08/2013 - Professora Silvia (4º A - matutino), utilizou o datashow da escola, seu notebook pessoal e a caixa de som amplificada, para mostrar aos alunos vídeos e imagens sobre o Estado de Mato Grosso do Sul, suas características, criação e divisão, bem como os pontos turísticos do Estado. Durante a aula também foi possível conectar a internet na rede Proinfo e pode complementar mostrando mais imagens e sites sobre o Estado do MS e da capital Campo Grande. A tecnologia usada conseguiu proporcionar uma melhor compreensão do tema.
======================================================================= Em 27/08/2013 - Professora Alessandra (Arte) utilizando TV, DVD e caixa de som amplificada para mostrar vídeo sobre os conceitos do modernismo nas artes. A aula foi preparada com DVD de sua própria coleção e também do acervo  da escola (MEC).
Dia 27/08/2013 - Professora Neuzenir (5º A - matutino), utilizou a Sala de Tecnologias 2 (Linux) para aplicação de conteúdo de Matemática. Utilizou o aplicativo TuxMath do Menu Edubar - Conteúdos Educacionais - Jogos para crianças, ferramenta disponível nos computadores com Linux Educacional 3. Objetivo: aperfeiçoar os conceitos de multiplicação.
Em 27/08/2013 - Professor Elton (Língua Portuguesa), utilizou o Datashow Proinfo para trabalhar com interpretação de textos, através de vídeos e letras de música. Um exemplo foi o vídeo com a música "Eduardo e Mônica" da Legião Urbana. Os alunos puderam perceber como se coloca as palavras ou frases em função da imagem mostrada.  A aula pretende ter segmento com os alunos produzindo vídeos os slides com textos e imagens na sala de tecnologias.
Em 27/08/2013 - A Professora Débora (Educação Física), utilizou o datashow e o seu notebook pessoal para trabalhar vídeo com os alunos dos 3º ano. Eles assistiram vídeos da Pantera Cor-de-Rosa que é uma linguagem puramente visual, engraçada e que hoje eles quase não vêem. Os alunos gostaram bastante.
 27/08/2013 - Professoras Rute (Pré 2A) e Rosimeite (Pré 1A), e Gláucia (Pré 2B), em momentos de socialização entre suas turmas com um vídeo bastante interessante - "As aventuras do Pingu", que conta a história de uma família de pinguins que passam por situações semelhantes a que as crianças vivenciam no dia-a-dia familiar e, que ao final, deixam uma lição de como lidar com cada situação.
======================================================================= Em 22/08/2013 - Professor Raul, Espanhol, utilizou a sala de tecnologias para que os alunos complementassem seus conhecimentos sobre os países hispânicos.
 
Em 22/08/2013 - Professora Aline de História - utilizou o datashow para mostrar slides e vídeos com o tema "A vinda da Família Real.
=======================================================================
Em 21/08/2013 - A professora Carol, 3ºB utilizou a Sala Linux para que os alunos pudessem complementar os conhecimentos produzidos em sala de aula sobre a cidade de Campo Grande. Depois de terem conhecido o mapa do município em sala, seus limites e localização, eles aprenderam a pesquisar na internet algumas informações a mais, como por exemplo, a quantidade de bairros e seus nomes. Foi uma aula bastante produtiva e prazerosa para a turma. Uma das fontes pesquisadas foi http://www.informacerto.com.br/campo-grande/bairros4.htm  
Em 21/08/2013 - Professora Maria Regina 1º A - utilizando aparelho de som para ensaio da apresentação do Folclore.
======================================================================= Em 20/08/13 - Pré 1 A - Matutino - Professora Rosimeire- Continuidade das atividades sobre o Folclore. Depois de explorar bem as histórias do Folclore com o Software do Sitio, os alunos fizeram atividades de pintura dos personagens no computador na sala 2 (Linux). Percebe que a maioria já consegue realizar bem as atividades e se empenham bastante. 
Nesse dia também(20/08) - No matutino, a professora Aline utilizou slides com datashow para suas aulas de História, com o tema Brasil Colonial. O datashow na sala de aula faz muita diferença na compreensão dos conteúdos pelo aspecto visual e dinâmico que ele permite.

Em 20/08 - Matutino, a  Professora Rute também utilizou as tecnologias na sala de aula para mostrar animações e vídeos sobre o folclore, contextualizando com as atividades já desenvolvidas nas aulas em sala de aula e na sala de tecnologias.

 

Em 20/08 - 5º ano A com Profª Vera (substituindo a Profª Neuzenir) dando continuidade as atividades de leitura e interpretação de textos utilizando o site reforço digital

===========================================================

Para melhor entendimento dos conteúdos, o Professor Marduqueu, Matemática (6º ao 9º), tem proposto vídeo aulas utilizando o computador multimídia do proinfo (datashow e caixa de som amplificada) e, através dos vídeos contextualizados, tem conseguido uma melhor dinamismo e aproveitamento das aulas.

Em 16 de Agosto - Prof Marduqueu - aula Matemática - Vídeos na sala com projetor Proinfo:
A sala de tecnologias com sistema Linux continua a pleno vapor, oferecendo aos professores condições de explorar os conhecimentos dos alunos de forma dinâmica e prazerosa. Os sites com conteúdos educativos tem sido muito explorado e percebe-se muito envolvimento dos alunos nas atividades propostas. 
Abaixo apresentamos algumas aulas que estão sendo preparada pelos professores, seja na sala de tecnologias ou na sala de aula, com recursos multimídia (computador, datashow, som, DVD e outros):
Em 16 de agosto de 2013, a sala Linux teve aulas com as Professoras Rute-Pré 2A e Glaucia - Pré 2B, que utilizaram o software Folclore do Sítio, que tem histórias do folclore com os personagens do Sitio do Picapau Amarelo do Monteiro Lobato e demais atividades relacionadas com o tema Folclore. Além de ouvir as histórias contadas pela tia Anastácia, eles praticaram no computador pintando os personagens do folclore escolhidos. 
=======================================================================

Em 13 de Agosto: 5º ano A - Matutino, Profª Neuzenir - utilizou o site http://educarparacrescer.abril.com.br/jogos/ Explorou conteúdos de Língua Portuguesa: Singular/plural; Grau (aumentativo/diminutivo); Gênero (feminino/masculino)



Nesse mesmo dia, 13 de Agosto, a Professora Rosimeire do Pré 1A - Matutino utilizou os recursos tecnológicos multimídia na sala de aula, com o objetivo de trabalhar as Histórias do Folclore, utilizando seu notebook com o datashow da escola. As histórias foram mostradas a partir do software Folclore do Sítio, que tem histórias animadas do folclore, bem como jogos e outras atividades interessantes, com os personagens do Sitio do Picapau Amarelo, da obra de Moteiro Lobato:
=======================================================================
 No dia 8/08 os alunos do 3º A - Profª Aparecida Ferreira, desenvolveram atividades atraves da web no site Arie na escola e puderam reforçar o aprendizado dos conteúdos de escrita e leitura. Eles gostaram muito da aula e se envolveram bastante com as atividades propostas.

 

 =======================================================================

1º Semestre

Apresentamos aqui um pouco da contribuição das tecnologias para a aprendizagem dos nossos alunos. 
Temos 2 salas de Tecnologias, uma com sistema Linux, que atendem, principalmente os alunos da pré-escola até o 5º ano e ao Programa Mais Educação, e uma sala com sistema Windows que comtempla aos alunos do 6º ao 9º ano e também atende ao Mais Educação.  Clique no álbum e veja a apresentação:
Além das salas com computadores, nossos alunos e professores dispõem de 4 projetores multimídia (datashow), 6 caixas de som amplificadas, com entradas USB e cartão, que auxiliam nas ações planejadas com imagens e vídeos e que ajudam a otimizar a aula, tornando a aprendizagem mais significativa. 

Disponibilizamos também 3 aparelhos de TV com DVD, acoplados em suportes móveis que transitam pelas salas, atendendo às propostas didáticas dos professores que planejam conteúdos com vídeos em DVD.
Para facilitar o trabalho dos professores em seus planejamentos, nossa escola também tem se valido da internet com rede Wi Fi, disponível na escola, fazendo que a pesquisa por sugestões didatico-pedagógicas sejam feitas com melhor qualidade, através de notebooks pessoais e dispositivos móveis (smartfones e tablets). 
Roteador wireless
Planejamento utilizando internet sem fio
Também temos 8 aprelhos de som micro-system para utilização de músicas nas aulas, ensaios para eventos e tudo mais que envolve o áudio como recurso de aprendizagem.
Aparelhos de som micro sistem
A escola ainda possui 4 câmeras digitais que contribuem muito para o registro das aulas diferenciadas, os eventos na escola, os passeios dos alunos e das diversas apresentações que acontecem ao longo do ano.
Câmeras digitais
Nesse 1º semestre adquirimos um notebook para facilitar a mobilidade dos recursos multimídia (áudio, vídeo e imagem) bem como atender aos professores em sala de aula.
Os recursos da internet, principalmente da pesquisa e dos sites educativos, tem sido muito explorado por todos os professores e ajudam a complementar o conteúdo de sala de aula. Abaixo apresentamos o registro dos sites educativos mais utilizados e sugestões de páginas da web que neste 1º semestre foram bastante explorados em pesquisas e atividades on line.                                                                                           (Clique nas imagens e conheça os recursos).

Festa Junina 2013
As tecnologias na escola além de ser um excelente recurso, muito utilizado para a  aprendizagem, ainda cumpre um importante papel de fazer com que os eventos da escola tenha uma maior visibilidade e faz com que os alunos se sintam mais motivados a se apresentarem nesses momentos de comemorações e festas. Um exemplo disso foi a nossa Festa Junina de 2013, onde tivemos muitos professores se utilizando das tecnologias para pesquisa de músicas, vídeos de danças típicas, histórias das culturas artísticas a serem representadas e muito mais. Enfim o dia do evento foi marcado pelo resultado da escolha de cada professor pela performance das danças que pesquisaram junto com os alunos. Vejam
As tecnologias em nossa escola tem sido bastante utilizada por todos os professores. Se bem utilizada ela torna o aluno cada vez mais estimulado nas atividades propostas. Desde o planejamento até a execução do trabalho em sala de aula, a tecnologia  faz a diferença na vida de um professor que busca cada vez mais propor novos métodos de ensino.

Um comentário:

  1. amooooooo essa escola apesar de nao estar mas ai para ver esse sucesso

    ResponderExcluir

Faça um comentário sobre a postagem, mas não se esqueça de deixar o seu nome.