Ações Pedagógicas e Projetos

Todos os Projetos e ações serão postados no Facebook da escola.

A professora Danila da disciplina de ciências abordou com uma aula expositiva aos alunos do 4ºano B, como funciona o sistema digestivo, os órgãos e suas funções, contando com apoio das professoras de apoio contemplando aos alunos com necessidades especiais.



PROJETO HIGIENE BUCAL

Este projeto, sob orientação das professoras do Laboratório de Ciências, Jaqueline e Tatyane, tem como objetivo trabalhar o valor da saúde bucal e sua importância para que as crianças da Educação Infantil da nossa escola saibam futuramente:
 - Reconhecer o valor da saúde bucal;
 - Identificar a importância dos dentes e sua relação com bons hábitos alimentares;
 - Conhecer os cuidados que se deve ter com a boca de uma maneira geral;
 - Identificar a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
 - Conhecer de maneira prática as maneiras corretas de escovar os dentes.








PROJETO MANOEL DE BARROS (em andamento)

Um Projeto elaborado pela Equipe NUTEC/SEMED onde publicaremos algumas ações realizadas em nossa Escola com os alunos do 2ºA, 2º B,7º A e 7º B durante o ano 2016.

1º Momento: Estudando a biografia de Manoel de Barros

2º A - contato com os livros do autor

 Turma - 2º B  
Alunos multiplicadores do 7º A explicando sobre Manoel de Barros

===============================================



Esta página destina-se a publicações de ações e práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem, dos aspectos cognitivos, bem como registro de projetos interdisciplinares em que a escola está envolvida.


AÇÕES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM 2015


Atividade de Língua Portuguesa
Exposição dos trabalhos do "Projeto de Leitura  do livro Mãos ao alto passa o boné" e atividade de montagem de jornal escolar. Desenvolvido pelos professores Kamila e Hugo de Língua Portuguesa com os alunos do 8º e 9ºano. 


clik e confira as fotos

================================= saúde está ligada aos hábitos de higiene 

A professora de Educação física, Valéria está desenvolvendo atividades de hábitos e higiene corporal com os alunos do 1º A e 2ºB.

1ª ETAPA
Aula expositiva com vídeo sobre o tema


turma da escovinha


higiene bucal



2ª ETAPA

saúde está ligada aos hábitos de higiene

Para se ter uma vida saudável, é preciso, dentre outras medidas, manter bons hábitos de higiene, a partir das aulas realizadas os 
Os alunos irão produzir cartilhas/ livros com instruções de hábitos de higiene corporal que devemos ter em nosso dia a dia. 








=============================================================



A professora de Arte Clelia está desenvolvendo atividade com alunos do 5º ano C.

 A partir da técnica desenvolvida em desenhar, recortar,  elaborar e montar teatro de sombras é possivel realizar teatro com temas variados.


1ªETAPA 
EXIBIÇÃO DE VÍDEOS DE FANTOCHE




2ª ETAPA 
CONFECCIONAR PERSONAGENS E TEXTOS





3ªETAPA
TEATRO 









============================================================

OFICINA DE XADREZ
O XADREZ VEM SENDO INTRODUZIDO EM MUITAS ESCOLAS COM O INTUITO DE AUXILIAR NO PEDAGÓGICO E NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL PROPORCIONADO PELA INTELIGÊNCIA DO XADREZ.
EM NOSSA ESCOLA A PROFESSORA MARISANGELA É A RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.





================================================================
PROJETO RECICLAGEM
A importância da reciclagem a partir do momento em que o mundo volta os olhos para a degradação ambiental, se torna uma das atitudes que sinalizam soluções ambientais que podem contribuir para a manutenção do ambiente. O Projeto reciclagem está sendo desenvolvidos com alunos do 6º ao 9º ano, orientados pelos professores Hugo, Ana Paula. 
A responsável pelo desenvolvimento do projeto:  Professoras Jaqueline e Tatyane do laboratório de ciências
















Depois de devidamente selecionado, reciclado e estiver pronto para retirada da tela, inicia-se neste momento o processo artístico e de criação dos alunos. 

Confiram!!!



























Em 13 de maio foi realizado reunião com pais/responsáveis para entregas de boletins e atividades realizadas durante o bimestre. 

Durante  aulas  os alunos do 2º B foram orientados pela professora Cláudia para confeccionar  cartões para serem entregues em homenagem ao dia das mães. Confiram o registro e participação dos pais nesta sala. 







========================================================================
Arte africana

arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Na pinturas , assim como nas esculturas a presença da figura humana  identifica a preocupação com os valores étnicos , morais e religiosos. 
A professora Clelia de Arte desenvolveu atividades utilizando técnica de colagem, com alunos do 5ºC.









========================================================================

Aula passeio na FETEC/UFMS
No dia 30 de Outubro de (quinta-FEIRA) um grupo de alunos do 6º ao 9º ano teve uma excelente atividade extra classe proposto pelas professora de ciências da nossa escola (Jaqueline Vilas Boas, Tatyane Brasil e Jaqueline Larrea). Eles visitaram a Feira de Tecnologias, Ciências e Engenharia (FETEC) no ginásio do Moreninho no Campus da UFMS. Foram acompanhados pela Professora Jaqueline Villas Boas e o Professor Leonel Bonfim. Aproveitando o passeio, os alunos também visitaram o laboratório de botânica do Departamento de Ciências Biológicas da UFMS. Eles ficaram encantados com tudo que puderam aprender sobre as práticas e manuseios de lâminas permanentes e não permanentes no laboratório de anatomia vegetal e noções de germinação de sementes no laboratório de fisiologia vegetal. Parabéns às professoras de ciências que proporcionaram esses momentos de aprendizagem e integração aos alunos.






Produções com tema Bullying do Projeto GEAC
Em continuidade com o Projeto GEAC, os alunos da nossa escola criaram cartazes com o tema bullying. Confira as fotos!





Explorando aspectos corporais e motores

O terceiro bimestre foi muito proveitoso para a Educação Física dos alunos do 1º ao 5º ano- vespertino. O Professor Leonel propôs várias ações para desenvolvimento de habilidades motoras e socialização entre os alunos. Confira clicando aqui

Aula saltos                                                   habilidades manuais e velocidade de reação
  
Ambiente extra classe                                             Circuíto de habilidades
 

As aulas de saltos representa a prática do conteúdo "Jogos Olímpicos" que visa desenvolver e conhecer os principais esportes e características das Olimpíadas; A "Torre de Copos" objetiva desenvolver coordenação óculo manual, velocidade de reação, agilidade e concentração; O circuito de habilidades, bem como as atividades extra classe, realizadas em outros ambientes da escola, desenvolvem outras habilidades motoras fora do comum dos esportes conhecidos e permite também uma adaptação ao clima quente e seco e também compensa a falta de espaço na quadra suficiente para a aula normal.


Projeto GEAC - Bullying

Desde o dia 13 de outubro, os professores do pré ao 9º ano da nossa 
escola, fazendo parte do Projeto GEAC, vem realizando uma série de atividades referentes ao tema  bullying, como exibição de vídeos, desenhos, cartazes e leitura na biblioteca.Confira as fotos.



  Projeto de Educação Ambiental
As professoras Jaqueline e Taty (Ciências), desenvolvem desde Julho/2014 o projeto Educação Ambiental: perspectivas dos alunos a respeito do Córrego Botas em Campo Grande-MS. Tendo como principal objetivo conhecer quais as perspectivas dos alunos em relação ao Córrego Botas, que passa pela comunidade, obtendo subsídios para propostas de outros projetos que possam trazer melhorias para a comunidade local, tanto na área ambiental como social. O projeto também objetiva despertar a comunidade escolar sobre a importância ecológica desse recurso natural. 
Nesse sentido no último dia 19 de Outubro, no período matutino, a Professora Jaqueline acompanhou os alunos Daniel Pereira Araújo e Crislayne Gomes de Morais, numa visita ao córrego para reconhecimento da área e obter mais informações práticas da geografia local. A Supervisora Fátima também acompanhou a visita. Segue o registro das imagens:







Projeto Parada da Leitura

A importância da leitura é uma das temáticas mais discutidas no âmbito educacional, principalmente porque além de ser uma das mais importantes habilidades que precisa ser desenvolvida no aluno, passa também a ser um dos maiores entraves vivenciados pela grande maioria dos nossos estudantes.

Percebe-se que a leitura tem ocupado espaço cada vez menor no cotidiano das crianças brasileiras. Em casa, é muito pobre o material de leitura com que nossos alunos mantêm contato, por outro lado, o mundo moderno exige para o mercado de trabalho, funcionários cada vez mais criativos, sendo que atualmente é quase impossível sobreviver na sociedade sem conhecer o código escrito e sem boa leitura, entendido aqui, como sendo um processo de apropriação de diferentes linguagens.

Para a comunidade escolar da E. M. Irmã Edith, o objetivo deste projeto é despertar e desenvolver o gosto pela leitura nos alunos, professores e demais funcionários, favorecendo o desenvolvimento dos mesmos como leitores e formar cidadãos autônomos, críticos, criativos, reflexivos e solucionadores de situações problemas.

O projeto acontece uma vez por semana, em dias e horários alternados por vinte minutos.


Ação: Disputa saudável, aprendizagem certeira

Nas aulas de Educação Física dos alunos do 1º ao 5º ano (vespertino), há necessidade de adaptações tanto em função do clima (quente e seco) como também em função do espaço que é insuficiente na quadra para atender toda a escola, por isso, em suas aulas, o Professor Leonel tem proposto atividades dentro de um projeto chamado “Educação física e mental: o corpo faz o que o cérebro manda” que não exigem muito espaço, e que, tanto na quadra como na sala de aula, as atividades envolvam competitividade, habilidades de equilíbrio e coordenação viso motora, bem como aspectos de raciocínio, leitura, contagem, criatividade, estratégia, etc. O projeto objetiva desenvolver qualidades físicas e sensoriais que exercitam a mente e o corpo de forma integrada. Segue algumas imagens desta ação:


Gêneros Literários
Os alunos dos 5° A e B trabalharam com textos instrucionais, foi contemplado RECEITAS CULINÁRIAS, pois e um gênero textual do cotidiano muito apreciado. A culminância do trabalho ocorreu no dia 29/08 no período matutino e vespertino, supervisionado pela professora Neuzenir Moraes de Souza. Os alunos em grupo pesquisaram quais foram as receitas favoritas, votaram qual a vencedora. Fizeram a receita, trouxeram para a degustação e explicaram quais os ingredientes usados, modo de fazer e o porquê da escolha. Como podemos verificar logo abaixo:



Projeto OAB na Escola

Nos meses de Julho e Agosto tivemos uma série de palestras com membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) como mais uma das ações voltadas ao conhecimento dos direitos e deveres das pessoas.
Em 31 de Julho, palestra sobre Direitos humanos, tratando de temas como bullying, respeito às diferenças, etc:



Em 21 de Agosto, período Matutino tivemos palestra sobre o Meio Ambiente





Nesse mesmo dia nossa escola recebeu recebeu o Advogado e Técnico do IBAMA Vicente Mota para a realização de uma ação do Projeto OAB na Escola com o tema "Educação Ambiental".






A palestra, que foi orientada para os alunos e professores do 6° ao 9° ano, abordou questões ambientais de grande impacto para a sociedade e que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.









Mota utilizou vídeos e informações atualizadas de pesquisas que apontam a necessidade de uma maior conscientização das crianças e jovens, objetivando mudanças de hábitos e a busca constante do equilíbrio entre o homem e a natureza.
Para a Diretora Irene Távora, o tema tratado com os alunos "mostra como o mundo está sendo maltratado por nós e esta palestra vem apontando os caminhos para reverter essa situação".




LÍNGUA PORTUGUESA

Durante o mês de agosto de 2014, o Professor Hugo Cézar (Língua Portuguesa), desenvolveu o projeto Exposição de objetos antigos, com os alunos dos 6º ao 9º ano. Este trabalho  foi idealizado pelo professor Hugo Cézar a partir de uma ideia da Olimpíada de Língua Portuguesa. O objetivo é refletir sobre o passado visualizando os objetos. Uma vez que eles remetem as transformações temporais. Com a colaboração da professora Kamila Sales, os alunos participaram da etapa de recolhimento do material e montagem da exposição.
Os materiais expostos puderam ser contemplados por toda a comunidade escolar e despertou muita curiosidade, principalmente dos alunos da Educação Infantil e séries iniciais, onde as professoras puderam mostrar os objetos e contar um pouco da história de cada um. Parabéns aos professores Hugo, Kamila e aos alunos envolvidos.
Segue imagens do trabalho:


CIÊNCIAS

A Professora Eliana Marcon (Ciências-matutino), desenvolveu uma sequência de aulas práticas focadas nos benefícios de uma alimentação saudável e, para isso,  estimulou os alunos a preparar uma receita de salada de frutas. Foi uma delícia de aula e, pelas imagens abaixo, eles gostaram muito de se envolver nesta proposta. Parabéns aos alunos e a Professora Eliana pelo resultado!
 


MATEMÁTICA

O Professor Miguel (Matemática - matutino), desenvolveu uma forma criativa e gostosa de ensinar noções de fração aos alunos dos 6º ao 9º ano. Como um bom cozinheiro que é, propôs aos alunos uma aula em que teriam que utilizar partes de ingredientes para um bolo em forma fracionária. Depois o resultado além, de delicioso, ainda serviu para ver em quantas partes poderiam ser divididas para reforçar a noção de fração. Parabéns aos alunos que se empenharam em aprender a receita, as noções matemáticas e ao professor Miguel pela inovação em suas aulas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre a postagem, mas não se esqueça de deixar o seu nome.